Flash News ABAL

Flash News ABALEdição nº 366 - São Paulo, 16 de março de 2020

Dicas de prevenção ao coronavírus/Covid-19
Prezado (a) associado (a),


Com o objetivo de orientar os associados sobre os cuidados necessários para evitar a propagação do coronavírus/Covid-19 e preservar a saúde de colaboradores e familiares, a Associação Brasileira do Alumínio – ABAL recomenda consulta ao site oficial do Ministério da Saúde, que reúne um material completo sobre o tema: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/coronavirus/.
 
Vale destacar ainda que o Ministério da Saúde disponibiliza um aplicativo com informações, dicas, mapa de unidades de saúde e avaliação rápida sobre a relação de sintomas relatados com a definição de caso suspeito do novo coronavírus.
 
Para baixar o aplicativo, acesse um dos links abaixo:
 
iOS: https://apps.apple.com/br/app/coronav%C3%ADrus-sus/id1408008382
 
Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.datasus.guardioes&hl=pt_BR
 
Dicas básicas
 
A ABAL compartilha algumas dicas básicas para dar continuidade aos trabalhos e para a convivência em coletividade, diante da confirmação de pandemia da doença, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Destacamos que as orientações dos órgãos de saúde são dinâmicas e precisam ser acompanhadas e atualizadas diariamente pelas empresas do setor.
 
Higienização permanente
 
A assepsia das mãos, por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou com antisséptico à base de álcool, deve ser frequente e correta, para evitar a propagação de germes em determinado organismo, ambiente e objetos. (*Orientações do folheto disponibilizado pelo Ministério da Saúde).
 
Etiqueta Respiratória

 
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.
 
Cumprimentos
 

Evitar cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mãos no ambiente de trabalho (e fora dele).
 
Objetos pessoais
 
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, xícaras e pratos. Utilize seus utensílios e garanta a higienização deles.
 
Aglomerações
 
Evitar a presença em locais com aglomerações, tais como shows, festas, shoppings, cinemas, teatros, academias, estádio de futebol, entre outros.
 
Visitantes
 
Evitar o recebimento de visitantes estrangeiros até que a pandemia esteja controlada.
 
Reuniões de Trabalho
 

Devem ser realizadas preferencialmente por meio dos recursos virtuais. Em caso de necessidade de ser presencial, a indicação é de limitar em no máximo 15 pessoas a capacidade máxima da reunião.
 
Viagens Nacionais e Internacionais à Trabalho
 
Não são recomendadas as viagens de avião.
 
Viagens Internacionais Particulares
 
Não são recomendadas. Caso sejam mantidas, é recomendado cumprir a quarentena após o retorno, principalmente se o destino for algum dos países com casos já confirmados de coronavírus.
 
Suspeita de contaminação
 
Em caso de sintomas como tosse seca, febre, coriza e, principalmente, dificuldade para respirar, informe o seu gestor direto e procure imediatamente uma unidade de saúde. É importante evitar o contato com os colegas e possíveis riscos de propagação do vírus.
 
Importante ressaltar que para não sobrecarregar a rede de saúde pública ou privada, é recomendado ir à unidade de saúde, apenas se estiver com os sintomas que o vírus apresenta, principalmente, a dificuldade para respirar.
 
Cuidado com as fake news
 
Não é hora para pânico! Para obter e disseminar informações corretas, consulte apenas fontes oficiais.
 
Fontes de consultas recomendadas
 

 
Associação Brasileira do Alumínio - ABAL
 
separador
ABAL
Rua Humberto I, n° 220 - 4° andar • CEP: 04018-030
São Paulo • SP • Brasil
Telefone: +55 (11) 5904-6450 • Fax: +55 (11) 5904-6459
www.abal.org.br • e-mail: aluminio@abal.org.br
 
separador